quarta-feira, 3 de novembro de 2010

HISTORIA DA IBCOR: pastorado Amauri Munguba Cardoso


Capitulo VII - O Pastorado AMAURI MUNGUBA CARDOSO (1981-1987)

O Pastor Amauri Munguba Cardoso serviu no pastorado da IBCOR entre 15 de novembro de 1981 e 1º de fevereiro de 1987. Na IBCOR, direcionou o seu Ministério para as áreas de aconselhamento familiar, particularmente para a for-mação de grupos de casais. Ele estimulou a melhoria do relacionamento entre as famílias e entre os membros da IBCOR, com promoção de atividades recreativas no Acam-pamento da Igreja, situado em São Lourenço da Mata. Amauri Cardoso enfa-tizou a missão da Igreja, como proclamadora da mensagem do Evangelho de Cristo, promovendo cultos evangelísticos e cuidando das congregações da Igreja e levando-a a organizar outras. Convidou Roberto Amorim de Menezes para trabalhar como ministro de Evan-gelismo e Ação Social. No seu ministério (1982), a Congregação em São Bento do Una foi organizada em Igreja.

Amauri Cardoso assumiu o pastorado, tendo como auxiliares a Professora Maria Betânia Araújo, na área de Educação Religiosa, e Nilson Galvão, na área de Música. Deixando Maria Betania o ministério, o Pastor Amauri Cardoso convidou, para substi- tuí-la, a professora Evanivalda Vieira dos Santos, que fez excelente trabalho no Ministério de Educação Religiosa da IBCOR durante o seu pastorado.

No Ministério de Música, o Pastor Amauri Cardoso teve a colaboração de Nilson Galvão Santos. Saindo este para a IB Farol, Maceió (AL), convidou a Carlos Elmir Rocha Cavalcanti para Ministro de Música da IBCOR, que desenvolveu um bom tra-balho, merecendo destaque as atividades com jovens e adolescentes, sem descurar do Coro da Igreja, composto na sua maioria por adultos.

A Igreja Batista em São Bento do Una.A Congregação em São Bento do Una foi iniciada no pastorado David Mein, apoiada pela família Afrânio Valença sob responsabilidade dos Seminaristas Flavio Marconi, Francisco Pereira e Jose Bonfim Filho. Mais tarde (1976) outros Seminaristas como Natan Almeida e Maria Idalina Calado e e alguns diáconos assumiram a responsabilidade da missão sendo orga nizada como Igreja em 17 de abril de 1982, com o nome de Igreja Batista do Cente-nário em São Bento do Una, por ter sido organizada no Centenário do Trabalho Batista em Salvador.

A consagração de Pastores. A IBCOR, durante o Pastorado de Amauri Cardoso, consa-grou ao Ministério Pastoral os obreiros: (1) Valdir Soares da Silva (1982), para ser-vir à IB de Boa Vista, Roraima; (2) Roberto Amorim de Menezes (1983), para servir como Ministro de Evangelismo; (3) Paulo Donizeti Siepierski, consagrado em 1 de dezembro de 1986, para servir na IBCOR, na área de Aconselhamento.


CULTO MEMORIAL PELA VIDA DE MANOEL OLIMPIO CAVALCANTI. A IBCOR celebrou, em 17 de dezembro de 1981, o culto memorial pela vida do veterano obreiro Pr. Manoel Olimpio de Holanda Cavalcanti, na ocasião do seu sepultamento, culto dirigido pelos Pastores David Mein e Amauri Munguba Cardoso. O Pastor Nino era, nessa época, membro da nossa Igreja, tendo falecido em 16 de dezembro de 1981, aos 104 anos de idade, em pleno gozo de suas faculdades, depois de setenta e cinco (75) anos de Ministério. O Pastor Nino, como era conhecido, foi consagrado em 20 de dezembro de 1905, em Concílio realizado na PIB do Recife, em 20 de dezembro de 1905, junto com Eloy Correia de Oliveira e Manoel Corinto Ferreira da Paz. O Pastor Nino, duran-te o seu ministerio, pastoreou as igrejas batistas de Ilheitas, Cachoeira e Vermelho (hoje IB Ladeira Grande), Nazare da Mata, de Limoeiro, entre outras. Consagrado ao Ministério em 1905, retornou ao Seminário para completar sua educação teológica. Pastoreou a Igreja de Ilheitas até sua extinção, em 1976, quando o terreno foi desa-propriado para cons-trução da Barragem do Rio Tapacurá. Sua fé foi provada nas perseguições sofridas em Cachoeira e Ilheitas, em Limoeiro, no início do Século XX, quando foi ferido. O Pastor Nino faleceu em 1981, com cento e quatro anos de idade e, por muitos anos, fora o Pastor Batista mais idoso em atividade.

CULTM MEMORIAL DO CENTENARIO BATISTA. A IBCOR, em 3 de outubro de 1982, realizou o Culto Comemorativo do Centenário do Trabalho Batista no Brasil (visão a partir da fundação da PIB Bahia). Na oportunidade, a IBCOR teve como pregador o Pastor Dr. David Mein, missionário e filho de missionários. No Culto, houve a apresentação de fatos relacionados com a memória do Centenário da História dos Batistas no Brasil, elaborada pelo Diácono Isaque Aragão, Professor do STBNB.

O CENTENARIO DA MISSÃO BATISTA NO BRASIL. A Assembléia da Convenção Batista Brasileira, comemorativa do Centenário do trabalho Batista no Brasil, foi realizada em Salvador (BA), no período de 11 a 16 de outubro de 1982184, local de organização da PIB da Bahia, em 1882. A IBCOR esteve representada nessa assembléia por quinze mensageiros185. O convite ao Pastor David Mein para ser o orador dessa Assembléia do Centenário da Convenção Batista Brasileira (CBB) como homenagem à Junta de Richmond e aos seus missionários, na pessoa daquele ilustre filho de missionários e ele próprio missionário por mais de trinta e cinco anos no Brasil.

VIAGENS EVANGELISTICAS DOS CORAIS DA IGREJA. Carlos Elmir Cavalcanti, Ministro de Música da IBCOR, idealizou uma nova forma de evangelizar, através de concertos e apresentação de músicas coral. Com essa finalidade, planejou e a Igreja autorizou a realização de duas excursões evangelisticas corais da IBCOR, cantando em igrejas e procurando divulgar a mensagem do Evangelho de Cristo. A primeira viagem ocorreu no período de 10 a 31 de Janeiro de 1986186, quando o Coral Jovem da IBCOR cantou em igrejas de várias cidaades: Maceió, no Colégio Batista e IB Farol (AL); na PIB Araca ju (SE); em Vitória do Espírito Santo (ES); no Rio de Janeiro (RJ); em Belo Hori-zonte (MG) e em Salvador (BA). A segunda ocorreu no ano de 1987, quando componentes dos Coros Jovem e de Adultos fez uma viagem de evangelização e despertamento espi-ritual, cantando nas igrejas Batistas de Maceió (AL), Aracaju (SE), Vitória da Con-quista (BA), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Paranaguá (PR), Foz do Iguaçu (PR), Vitória (ES) e Ilhéus (BA).

DADOS BIOGRAFICOS DE AMAURI MUNGUBA CARDOSO. Amauri Munguba Cardoso nasceu em Campos Belos(GO),em 10 de dezembro de 1954, filho de Amazonilze Munguba e Francisco Antonio Cardoso, o quarto filho do casal e neto materno de Amazonila e José Munguba Sobrinho. Amauri seguiu os passos do avô materno, ingressando no STBNB em 1975, onde recebeu o grau de Bacharel em Teologia (1978). Consagrado ao Ministério para servir
na Igreja Batista do Engenho do Meio, servindo depois na Igreja da Capunga como auxiliar do Pastor Manfred Grellert. Convidado para a IB Cordeiro como auxiliar do Pastor David Mein, aqui o sucedeu, interinamente e depois em caráter efetivo. Casado com Layla Soares Cardoso, o casal tem duas filhas Thais e Alice. O Pastor Amauri Cardoso pastoreou a IBCOR até 1987, quando atendeu ao chamado de Deus para servir na
Igreja Batista de Santo Amaro (SP). Posteriormente, passou a servir no Ministério da IB da Graça, Salvador (BA), dirigida pelo Pastor Tarsis Lemos, como Pastor Adjunto, com ênfase na área de aconselhamento familiar. O Pastor Amauri Cardoso é também psicólogo clinico e tem trabalhado na área de aconselhamento familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário